Quantcast
Channel: Últimas notícias do Paraná Online - Cidades
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12719

85% das áreas monitoradas no Litoral estão impróprias

$
0
0
Marco Lima
Dos 49 pontos monitorados, 42 estão impróprios ao banho.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) publicou neste sábado (05) o terceiro boletim de balneabilidade da temporada. As fortes chuvas que caíram no Litoral durante a semana e o grande movimento de veranistas contribuíram para alterar a qualidade da água da região.

Dos 49 pontos monitorados nos balneários e Ilha do Mel, 42 são considerados impróprios para banho. Esses locais são sinalizados com a bandeira vermelha e a área não recomendada para banho fica a 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já no interior o mesmo resultado se mantém desde o início da temporada.

O aumento de concentração de Enterococcus, acima dos índices recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), pode ter diversas causas, entre elas a contaminação pela presença de esgoto clandestino.

As análises avaliam as condições das águas mais freqüentadas por veranistas no Litoral e no interior do Estado. O instituto monitora 49 pontos na costa litorânea e mais 16 no interior, entre eles o reservatório da usina de Itaipu Binacional.

O veranista pode acompanhar a qualidade das águas no site www.iap.pr.gov.br , na sinalização, nas barracas de informação instaladas nas praias e no comércio local. O monitoramento da qualidade da água é feito pela análise de amostras recolhidas em cada um dos pontos.

Excepcionalmente nesta semana, devido ao feriado de ano novo, as coletas foram realizadas na quarta-feira (02). Por conta do fluxo de veículos que subiram a Serra do Mar nesse dia os resultados das amostras ficaram prontos somente neste sábado (5). Na próxima semana a divulgação do monitoramento da qualidade da água volta a ser feita nas sextas-feiras.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12719

Trending Articles



<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>