Quantcast
Channel: Últimas notícias do Paraná Online - Cidades
Viewing all 12719 articles
Browse latest View live

Projeto leva dentistas aos moradores de rua

$
0
0
Felipe Rosa

Projeto Consultório de Rua atende gratuitamente a população carente da capital paranaense.

Um projeto inédito está ajudando moradores de rua a receber tratamento dentário gratuito e resgatando a autoestima de “excluídos”. Em apenas quatro meses, mais de 2 mil atendimentos foram prestados pelo programa municipal Consultório na Rua.

O diferencial do programa é que em uma das fases do atendimento as equipes vão às ruas em busca dos pacientes para iniciar o tratamento. “Temos uma equipe variada, com psicólogos e odontologistas, que realizam o primeiro contato nas ruas”, explica o psicólogo Ricardo Lupinski.

Nesse contato, os moradores de rua recebem instruções sobre a importância dos cuidados bucais e kits com escova e pasta de dente são distribuídos. A partir desse momento são marcadas as sessões nas Unidades Básicas de Saúde.

Lupinski acredita que o estigma que os moradores de rua carregam, de serem excluídos e sempre recebidos de portas fechadas, é um dos fatores que contribui para que essa parcela da população não busque o tratamento. “Na prática, apenas aproximamos um serviço que já estava disponível para eles”, conta o psicólogo.

Foi o que aconteceu com Samuel Soares Berene, que já vive nas ruas há 7 anos e abandonou o tratamento e os cuidados básicos com a saúde dentária. “Fazia tempo que sentia muita dor na gengiva e nos dentes”, conta Samuel.

Após a primeira consulta e com um sorriso no rosto, Samuel fala das precauções passadas pela equipe do Consultório nas Ruas. “Agora carrego sempre a escova e a pasta que eles deram, por que não pode ficar sem escovar”, diz.

Para o dentista Alan Celso Sierakowski, o programa tem sido aceito pelos moradores de rua pela situação crítica da saúde dentária dos pacientes. “O resultado de uma intervenção odontológica é muito mais rápido do que um acompanhamento psicológico”, explica Sieralowski.

De acordo com o dentista, a dor de dente que os moradores de rua sentem faz com que eles não faltem às consultas e levem mais a sério o tratamento. “Quando eles saem daqui sem sentir aquela dor, ganhamos a confiança deles e conseguimos encaminha-los para outros atendimentos da Fundação de Ação Social (FAS)”, diz o dentista.

Com 30 anos de profissão, Sierakowski conta que na maioria dos casos a situação é crítica, mas a gratidão dos moradores de rua compensa o trabalho. “Uma vez extrai um dente de um rapaz que chegou meio perdido, sem consulta marcada. Fiz a extração por que era um caso grave, e depois ele me deu um abraço e fiquei imaginando o quanto aquilo significava para ele”, conta.

 


Detran do Paraná bate recorde de emissão de CNH

$
0
0

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alcançou em 2013 o recorde histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram 1.282.636 documentos emitidos para motoristas que renovaram a licença, mudaram de categoria ou conquistaram a primeira CNH.

O número é 16% maior que o de 2012, quando foram emitidas mais de 1,1 milhão de carteiras.

O número de exames práticos de direção também foi ampliado e houve mutirões nas cidades em que a média de espera pelos testes estava acima da média estadual. Os últimos dados contabilizados pelo Detran, até outubro de 2013, mostram que o Estado já ultrapassa a marca de 4,5 milhões de condutores habilitados.

O Paraná também teve recorde na emissão da Permissão Internacional para Dirigir, a PID. Mais de 13 mil pessoas solicitaram a autorização, 34% mais que o recorde anterior, de 2011, quando foram 9.769 documentos.

No site www.detran.pr.gov.br é possível acessar a ferramenta Detran Fácil e saber mais sobre serviços e procedimentos da autarquia.

Morretes, no Litoral, não vive apenas do saboroso Barreado

Incêndio destrói por completo mercado no Sítio Cercado

$
0
0

Um incêndio destruiu totalmente um mercado localizado na Rua Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram 1800 m² do mercado Stall. Apesar da grande destruição, ninguém ficou ferido.

O acionamento foi feito por votla da meia noite e meia desta quarta-feira (08) e, de acordo com os bombeiros, cinco viaturas foram deslocadas ao local para combater as chamas. Cerca de 10 mil litros de água foram utilizados na ocorrência.

Ainda não se sabe o que pode ter causado as chamas.

Prefeitura vai processar dona de post no Facebook

$
0
0
Átila Alberti
A direção do zoológico declarou que não há falta de alimentos para os animais.

A Prefeitura de Curitiba decidiu processar uma usuária do Facebook. Em postagem no sábado (4), ela afirmou que o zoológico da capital estaria com falta de alimentos para os animais, o que teria obrigado os funcionários do local a fazer uma "vaquinha" para que os bichos não morressem de fome. Mais de 9 mil pessoas compartilharam a postagem.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o diretor de Mídias Sociais e Internet da prefeitura, Marcos Giovanella, afirmou que a decisão de processar a responsável pela postagem é para mostrar que acusações infundadas não devem ser disseminadas, o que ele definiu como uma "irresponsabilidade". A direção do zoológico declarou que não há falta de alimentos para os animais.

A responsável pela postagem declarou à Gazeta do Povo que ainda não foi notificada oficialmente sobre o caso.

Litoral já registrou 5 mil acidentes com águas-vivas

$
0
0
Arquivo
Antes de entrar no mar, o veranista deve procurar um posto do Corpo de Bombeiros para saber como está a situação da praia.

O litoral do Paraná já registrou 5 mil casos de acidentes com águas-vivas desde o início do verão. A Secretaria de Saúde do estado fez um alerta, pedindo que a população mantenha atenção redobrada ao tomar banho no mar.

O acidente acontece quando a pessoa tem contato com o veneno do animal, presente nos tentáculos da água-viva, o que provoca ardência e dor intensa. Pessoas mais sensíveis ou alérgicas podem ter reações mais severas, como náuseas, vômitos ou dificuldade para respirar.

De acordo com a secretaria, antes de entrar no mar, o veranista deve procurar um posto do Corpo de Bombeiros para saber como está a situação da praia e qual local é mais indicado para o banho. Os guarda-vidas estão preparados para dar orientações em relação ao perigo de afogamento e o risco de acidente com água-viva.

Caso o banhista receba o primeiro atendimento na praia e mesmo assim apresente dores e outros sintomas, ele deve ser encaminhado rapidamente à unidade de saúde mais próxima. Confira todas as orientações da secretaria para evitar acidentes com águas-vivas, assim como as medidas que devem ser adotadas em caso de contato com elas:

-Esteja sempre em área protegida por guarda-vidas;

-Pergunte ao guarda-vidas se há grande incidência desses animais marinhos no local e, se houver, evite entrar no mar;

-Entre no mar até a altura máxima de água na cintura;

-Se você sentir ardência na pele, saia imediatamente da água;

-Lave o local com água do mar sem esfregar as mãos na área afetada (nunca lave com água doce ou outra substância, como álcool e urina).

-Procure um posto de guarda-vidas para aplicar vinagre na área atingida. Isso ajuda a neutralizar a ação da toxina;

-Casos mais graves (com grande área corporal atingida e pessoas alérgicas) devem ser encaminhados ao hospital para tratamento;

-Não toque nas águas-vivas, mesmo aquelas que estejam aparentemente mortas na areia da praia;

-Em caso de dúvidas ligue para o telefone 0800 410148 (Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná).

Projeto do Futuro muda a vida de jovens da periferia

$
0
0

Aos 14 anos, Thaís Santiago vive um período de mudanças. Não apenas porque está na adolescência, mas também porque, por meio do esporte, alterou a rotina e o comportamento. Thaís trocou o tempo gasto na rua pelas quadras do programa Portal do Futuro, mantido pela Prefeitura de Curitiba. Graças ao desempenho como atleta, ganhou uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios particulares de Curitiba, tornando-se um exemplo de como o esporte pode ser transformador na vida de crianças, adolescentes e jovens.

Thaís joga basquete à noite no Portal do Futuro Cajuru, uma das três unidades implantadas em 2013 pela Prefeitura (as outras ficam no Boqueirão e no Bairro Novo). Só no Cajuru, em três meses de atividades foram realizados aproximadamente 20 mil atendimentos a jovens.

O programa é destinado a adolescentes e jovens de 12 a 29 anos e visa ajudá-los a se tornarem protagonistas das próprias vidas. São oferecidas atividades nas áreas do esporte e da cultura e cursos de aperfeiçoamento focados na economia criativa.

Para jovens como Thaís Santiago, o programa representa acesso a oportunidades que não teriam de outra forma. “Eu era terrível, ficava na rua até altas horas só aprontando. Depois que comecei a participar do projeto, mudei pra melhor”, diz Thaís, que, além de praticar basquete no Portal, treina vôlei no Círculo Militar do Paraná duas vezes por semana.

Segundo ela, até na escola a convivência melhorou. “Antes eu só brigava, discutia até com professores e diretor. Passei a ter mais paciência e a ser mais educada. Estou aprendendo muito no projeto, inclusive a ter uma alimentação mais saudável”, conta.

“O esporte trouxe disciplina para a Thaís. A comunidade e os familiares dela já notaram a diferença no comportamento”, afirma Grace Kelly Ferreira Rosa, gestora do Portal Cajuru.

Dario Messias e Thaisa Brione, ambos com 12 anos, também observaram mudanças positivas a partir das atividades promovidas pelo Portal do Futuro. Moradores na região, eles viviam sem estrutura de esporte, lazer e cultura e se habituaram a passar boa parte do tempo na rua, expostos a situações perigosas. “Eu era briguento e ficava na rua bagunçando. Agora, até minhas notas na escola melhoraram”, comentou Dario. “O Dario também era terrível no começo e melhorou muito no convívio com outros participantes do portal e na escola”, diz a gestora do Portal.

Thaise se adaptou tão bem ao projeto que agora é a maior incentivadora do irmão a também procurar atividades no Portal do Futuro. “Aqui é mais seguro. Não tem brigas. Minha mãe também está aqui no Portal e ficamos mais tempo juntas”, diz a adolescente, que faz aulas de natação.

O agente de saúde Marcelo Arialdo Pereira, que trabalha diretamente com jovens e esporte voluntário há quase duas décadas, afirma que o programa teve um impacto positivo na comunidade. “O número de jovens que ficam na rua, sem atividade, diminuiu bastante na região”, afirmou.

Uberaba

O Portal do Futuro também começa a provocar mudanças na vida de jovens das Vilas Icaraí, Audi e União, no bairro Uberaba, locais praticamente sem opção de entretenimento, esporte e cultura. “A realidade deles era totalmente diferente antes do Portal. As crianças e jovens daqui estão acostumados à violência e muitos servem como laranjas para traficantes. O Portal do Futuro transformou-se numa referência para a comunidade, um espaço seguro”, afirma a líder comunitária Edna Paixão, moradora há 15 anos na localidade, que acompanha e auxilia o programa na região.

Programa

Aberto no fim de setembro, o Portal do Futuro Cajuru foi o primeiro implantado. Depois vieram os do Boqueirão e do Bairro Alto. A meta é ter uma unidade em cada regional da cidade até o final de 2016.

Além de oferecer atividades à noite e nos fins de semana, o programa se diferencia de iniciativas anteriores por adotar um modelo de gestão que envolve jovens da comunidade na decisão sobre quais cursos, oficinas, atividades esportivas e culturais serão ofertados. Com a gestão compartilhada, os jovens envolvidos no programa tornam-se corresponsáveis pelo local, colaborando para deixá-lo em condições de uso para a comunidade.

“Ampliamos a oferta de atividades para a população jovem e o atendimento está sendo feito em outro formato, muito mais participativo, ouvindo a opinião da comunidade”, afirma a coordenadora de políticas públicas para a juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Luciane Mendes.

Segundo Luciane, os relatos de pais sobre a mudança de comportamento dos filhos, confirmando que os jovens estão mais envolvidos com o esporte e a cultura e menos ligados à rua, são indicativos de que o programa está caminhando bem. “Oferecer alternativas para os jovens é uma forma de dar nova perspectiva à vida deles. O Portal pode evitar que se envolvam em situações de risco”, afirma.

Fim de ano gera cerca de 140 toneladas de lixo na Ilha do Mel

$
0
0
Dirceu Portugal/AEN
O transporte do lixo até a barcaça é feito por dois veículos elétricos.

Em apenas 15 dias foram retirados cerca de 140 toneladas de lixo da Ilha do Mel, patrimônio histórico e um dos principais pontos turísticos do Estado. O material doméstico e reciclável foi deixado pelos turistas entre os dias 20 de dezembro e 6 janeiro.

Portas e janelas, fogões, geladeiras, televisores, rádios, cadeiras, garrafas e latas, entre outros entulhos, são encaminhados ao lixão do Imbocuí, em Paranaguá. O transporte é feito por uma barcaça que tem capacidade de 20 toneladas a cada viagem.

A retirada de todo esse material teve início com a Operação Verão Paraná 2013/2014. Segundo o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, durante a temporada a coleta será permanente na Ilha do Mel. O transporte do lixo até a barcaça é feito por dois veículos elétricos, que estão à disposição dos moradores da comunidade de Nova Brasília, e com outros dois em Encantadas.

Praias

Desde o início de dezembro está sendo realizada a roçada de terrenos baldios, retirada de material de podas e de caliça de construção em residências, varrição de ruas e a limpeza geral das praias. Segundo o governo estadual, todas as manhãs, equipes realizam a limpeza das praias e das vias públicas dos municípios litorâneos para evitar o acúmulo de lixo e, consequentemente, a proliferação de insetos.


Confira a lista dos aprovados na 2ª fase do vestibular da UFPR

$
0
0
Lineu Filho
A festa dos calouros ocorre durante toda a tarde na Praça Carlos Gomes. Confira na galeria de imagens a festa dos aprovados.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou na tarde desta quinta-feira (9) a relação dos aprovados na segunda fase do vestibular. A festa dos calouros ocorre na Praça Carlos Gomes, na região central de Curitiba, na tradicional distribuição da edição extra do jornal Gazeta do Povo com os nomes dos aprovados.

Os aprovados deverão comparecer no Núcleo de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação entre os dias 27 e 31 de janeiro. Entre os documentos necessários para matrícula estão cópias autenticadas do certificado de conclusão do ensino médio, do histórico escolar, da certidão de nascimento ou casamento e do RG.

A primeira chamada complementar deverá ser divulgada pela UFPR em 14 de fevereiro. Outra alternativa para ingressar na Federal é participar do Sisu.

Confira na galeria de imagens a festa dos aprovados.

Confira abaixo a lista dos aprovados e compartilhe com seus amigos

  • Administração - M Ver lista de aprovados
  • Administração - N Ver lista de aprovados
  • Agronomia - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Agronomia - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Agronomia - Palotina - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Agronomia - Palotina - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Arquitetura e Urbanismo - M(+T) - T(+M) Ver lista de aprovados
  • Artes Visuais - Bacharelado - T Ver lista de aprovados
  • Artes Visuais - Licenciatura - T Ver lista de aprovados
  • Biomedicina - MT Ver lista de aprovados
  • Ciência da Computação - Bacharelado - TN Ver lista de aprovados
  • Ciências Biológicas - M Ver lista de aprovados
  • Ciências Biológicas - N Ver lista de aprovados
  • Ciências Biológicas - Palotina - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Ciências Biológicas - Palotina - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Ciências Contábeis - N Ver lista de aprovados
  • Ciências Econômicas - M Ver lista de aprovados
  • Ciências Econômicas - N Ver lista de aprovados
  • Ciências Sociais - M Ver lista de aprovados
  • Comunicação Social - Jornalismo - MN Ver lista de aprovados
  • Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - MN Ver lista de aprovados
  • Comunicação Social - Relações Públicas - MN Ver lista de aprovados
  • Design - Design de Produto - M Ver lista de aprovados
  • Design - Design Gráfico - M Ver lista de aprovados
  • Direito - M Ver lista de aprovados
  • Direito - N Ver lista de aprovados
  • Educação Física (Bacharelado) - MT Ver lista de aprovados
  • Educação Física (Licenciatura) - MT Ver lista de aprovados
  • Enfermagem - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Enfermagem - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Ambiental - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia Civil - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia da Produção - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Elétrica (Ênfase em Sistemas Eletrônicos Embarcados) - N Ver lista de aprovados
  • Engenharia Florestal - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Florestal - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Industrial Madeireira - MT Ver lista de aprovados
  • Engenharia Industrial Madeireira - N Ver lista de aprovados
  • Engenharia Mecânica - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Mecânica - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Mecânica - N 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Mecânica - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Química - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Engenharia Química - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Estatística - N Ver lista de aprovados
  • Expressão Gráfica - M Ver lista de aprovados
  • Farmácia - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Farmácia - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) - M Ver lista de aprovados
  • Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena) - N Ver lista de aprovados
  • Física (Bacharelado) - M 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Física (Bacharelado) - M 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Física (Licenciatura) - N 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Física (Licenciatura) - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Geografia - M Ver lista de aprovados
  • Geografia - N Ver lista de aprovados
  • Geologia - MT Ver lista de aprovados
  • Gestão da Informação - M Ver lista de aprovados
  • História - Memória e Imagem (Bacharelado) - N Ver lista de aprovados
  • História (Licenciatura com Bacharelado) - T Ver lista de aprovados
  • Informática Biomédica - Bacharelado - TN Ver lista de aprovados
  • Letras - Espanhol ou Português com Espanhol - M Ver lista de aprovados
  • Letras - Francês - N Ver lista de aprovados
  • Letras - Inglês - N Ver lista de aprovados
  • Letras - Inglês ou Português com Inglês - M Ver lista de aprovados
  • Letras - Italiano ou Português com Italiano - M Ver lista de aprovados
  • Letras - Japonês - N Ver lista de aprovados
  • Letras - Polonês - N Ver lista de aprovados
  • Letras - Port. ou Alem. ou Greg. ou Lat. ou Port.+Alem. ou +Greg. ou +Lat. - M Ver lista de aprovados
  • Letras - Português - N Ver lista de aprovados
  • Matemática (Bacharelado e Licenciatura) - TVer lista de aprovados
  • Matemática Industrial - TVer lista de aprovados
  • Matemática (Licenciatura) - NVer lista de aprovados
  • Medicina - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Medicina - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Medicina Veterinária - Curitiba - MT Ver lista de aprovados
  • Medicina Veterinária - Palotina - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Medicina Veterinária - Palotina - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Música (Bacharelado) - T(+N) Ver lista de aprovados
  • Música (Licenciatura) - T(+N) Ver lista de aprovados
  • Nutrição - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Nutrição - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Oceanografia - Pontal do Paraná - MT Ver lista de aprovados
  • Odontologia - MT 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Odontologia - MT 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Pedagogia - M Ver lista de aprovados
  • Pedagogia - N Ver lista de aprovados
  • Psicologia - MT Ver lista de aprovados
  • Química (Licenciatura) - N Ver lista de aprovados
  • Química (Licenciatura e Bacharelado) - MT Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - N 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - T Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Aquicultura - Pontal do Paraná - MT Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina - N 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Biocombustíveis - Palotina - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Biotecnologia - Palotina - N 1.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Biotecnologia - Palotina - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Comunicação Institucional - T Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Gestão da Qualidade - N Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Gestão Pública - N Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Luteria - MT Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Negócios Imobiliários - N Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Produção Cênica - N Ver lista de aprovados
  • Tecnologia em Secretariado - N Ver lista de aprovados
  • Terapia Ocupacional - MT Ver lista de aprovados
  • Terapia Ocupacional - N 2.º SEMESTRE Ver lista de aprovados
  • Turismo - N Ver lista de aprovados
  • Zootecnia - MT Ver lista de aprovados

Locação de imóveis na praia requer uma série de cuidados

$
0
0
Suellen Lima

Pesquisar bastante e registrar tudo são as principais dicas pra prevenir aborrecimentos.

A alta temporada tem atraído muitas pessoas ao litoral, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher um imóvel, para evitar dores de cabeça e não passar o verão frustrado. Assim como um aluguel para moradia, o contrato de uma casa para temporada requer precauções.

Para maior segurança, especialistas recomendam muita pesquisa. “É importante conhecer mais sobre o imóvel e a imobiliária para verificar a credibilidade da empresa”, alerta a advogada especialista em Direito Imobiliário, Oksana Pohlod Maciel Guerra.

Também é preciso estar atento na hora de assinar o contrato. De acordo com a advogada, a principal diferença entre o contrato de moradia para o de temporada é em relação ao período máximo de uso. Oksana esclarece que passado 90 dias o proprietário pode solicitar o despejo dos ocupantes.

Outro ponto é sobre o pagamento. No caso do contrato de moradia, o aluguel apenas é cobrado após o uso, diferente dos imóveis para temporada. “Para o aluguel de temporada o contrato permite que o locador receba ao menos alguma garantia, como um cheque calção, ou um adiantamento”, explica a advogada.

Suellen Lima

Procura por casas e apartamentos no litoral do Paraná cresceu 50%.

Mas Oksana avisa que o locatário também deve estar atento aos seus direitos. Em casos em que o imóvel não confere com a descrição, ou faltam itens especificados no contrato, a pessoa tem direito a ser compensada. “Tem vezes que o imóvel está em desacordo e, por exemplo, falta um ar condicionado, ou camas a menos. Nessa situação o contratante pode pedir uma compensação, e dependendo do caso até o ressarcimento”, explica Oksana.

Por esse motivo, a advogada reforça a necessidade de estar atento ao conferir o contrato e juntar provas. “Se a pessoa se sente insegura é importante que ela guarde as conversas de email e o contrato. Caso seja comprovada alguma situação irregular no imóvel, ela pode registrar com fotos e reclamar”, explica a advogada.

Pela facilidade da internet muitos imóveis são procurados nos sites. Para Oksana, a melhor dica é buscar uma imobiliária de confiança. “Podemos avaliar os comentários e as recomendações sobre a empresa. Mas o bom mesmo, é após localizar o imóvel na internet, buscar o contato pessoal”, aconselha a advogada.

Sol e calor empolgam mercado


Com as elevadas temperaturas registradas nesse inicio de 2014, a procura dos paranaenses por imóveis no litoral para passar alguns dias tem entusiasmado o mercado imobiliário. Passada a euforia da virada de ano, profissionais do ramo preveem aumento de movimento no litoral nos finais de semana em comparação à 2013.

De acordo com Daniel Galiano, diretor da imobiliária Apolar, os feriados de Natal e Ano Novo já registraram um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. “Acredito que o clima de poucos dias de chuva e muito sol favoreceu este ano. Acabei ficando sem nenhum imóvel disponível para os feriados”, conta Galiano.

O diretor afirma que o destino preferido do paranaense permanece sendo as praias de Santa Catarina, mas a procura pelo litoral do Paraná surpreendeu. “Sempre tivemos muita demanda pelas praias de Santa Catarina, só que neste ano também esgotamos todos os destinos regionais”, diz Daniel.

Os preços das diárias variam entre R$ 200 e R$ 1.300, dependendo dos imóveis. Mas para evitar pagar valores abusivos, Galiano dá uma dica: “Sempre que a pessoa busca alugar o imóvel na hora ela paga mais caro, às vezes até o dobro. Recomendo sempre procurar com antecedência”, diz Daniel.

Para quem não pode viajar no feriado, agora as facilidades aumentaram. “Uma semana atrás só oferecíamos pacotes de no mínimo dez dias. Agora já temos imóveis que fazemos contratos mais curtos de até três dias”, diz o diretor. Galiano explica que, para alugar um imóvel, apenas é exigido a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência.

Antonina sofre com postos velhos e sem estrutura

Bombeiros atendem acidentes semelhantes hoje

$
0
0

Um homem ficou ferido após uma colisão envolvendo dois carros no bairro Alto da XV, em Curitiba. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na esquina entre as ruas Souza Naves e José de Alencar. Os dois carros ficaram bastante danificados com o impacto da batida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem, de 35 anos, recebeu atendimentos no local e precisou ser encaminhado ao Hospital Cajuru, em virtude das lesões sofridas no acidente, que aconteceu perto das 8h.

O responsabilidade pelo acidente, já que no local há um sinaleiro, será investigada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito.

Outro

Já no bairro Atuba, também em Curitiba, outro homem ficou ferido. O acidente envolvendo também dois carros aconteceu na Avenida Mascarenhas de Morais. A vítima, de 36 anos, foi encaminhada ao Evangélico com ferimentos.

Procon do Paraná multa Nissei por falsos descontos

$
0
0
Lineu Filho
A farmácia promete desconto mínimo de 30% em remédios tarjados de uso contínuo.

A rede de farmácias Nissei foi multada, nesta quarta-feira (8), em R$ 400 mil pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) por realizar propaganda enganosa de descontos de medicamentos. Esta é a segunda multa aplicada à rede em menos de três anos pelo mesmo problema.

Conforme o Procon-PR, por meio de cartazes colocados próximo às entradas de seus estabelecimentos, a farmácia promete desconto mínimo de 30% em remédios tarjados de uso contínuo. Contudo, o desconto, além de estar exposto em desconformidade com o Código de Defesa do Consumidor, não está sendo aplicado conforme prometido.

“O desconto tem que ser anunciado de forma exata. Nesses casos, a farmácia tem que apontar qual o medicamento e qual o desconto que este produto efetivamente tem. Esse negócio de, no mínimo, 30% de desconto, com a lista dos descontos exatos disponíveis no balcão, não pode”, afirma a advogada do Procon-PR Cila Santos.

A advogada disse, ainda, que recebeu uma denúncia de que os descontos não estariam sendo aplicados conforme exposto pela rede. Segundo ela, um consumidor que usa um tipo de medicamento tarjado e de uso contínuo teve apenas 10% de desconto no produto.

“É uma irregularidade. Como eles colocam essas propagandas, muitos idosos que fazem uso desses remédios vão à farmácia e acham que levam vantagem. Na verdade, [o consumidor] não levou nada de vantagem”, diz Cila.

A multa aplicada nesta quarta-feira diz respeito a um processo administrativo aberto por descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor. Os anúncios foram expostos no final de 2013, e continuam em circulação, conforme o órgão estadual.

Em 2010, a farmácia chegou a ser multada em R$ 150 mil pelo mesmo problema. Na época, mesmo após a multa administrativa, houve recusa por parte da Nissei em retirar os anúncios. Por isso, o Procon-PR moveu uma ação civil pública para fazer cumprir o que prevê o código de defesa. Os argumentos foram acatados pela Justiça, que proferiu sentença favorável ao órgão estadual. Como coube recursos, o processo ainda tramita no Tribunal de Justiça.

Outro lado

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Farmácia e Drogaria Nissei informou que até a manhã desta quinta-feira não havia recebido nenhuma notificação do Procon referente ao caso. A empresa disse que, uma vez notificada, irá analisar para decidir se entrará com recurso.

Acidente com caminhão deixa trânsito lento

$
0
0

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o tráfego em meia-pista na BR-277, no início da tarde desta quinta-feira (9).

O tombamento do veículo no km 54, por volta das 13h, resultou em cerca de três quilômetros de lentidão no sentido Curitiba.

De acordo com a Ecovia, concessionária que administra a estrada, o acidente teria sido ocasionado pelo peso excessivo da carga do caminhão.

Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista teve ferimentos leves. A tendência é que a pista seja liberada ainda durante a tarde desta quinta-feira.

Consultas de enfermagem aumentaram 106%

$
0
0

O número de consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde aumentou mais de 106% em 2013, se comparado ao ano anterior.  Foram 533.497 atendimentos contra 258.227 em 2012.

“Esse aumento no número de atendimentos reflete as mudanças que realizamos nas unidades básicas através do resgate do papel do enfermeiro e da facilitação do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos equipamentos de saúde”, frisou Adriano Massuda, secretário municipal da Saúde.

“O principal papel do enfermeiro na Atenção Primária é o cuidado com a pessoa e é isso que se quer resgatar e valorizar”, afirmou Paulo Poli, diretor de Atenção Primária da secretaria.

O engenheiro aposentado Francisco Alves Pinto, que é atendido na Unidade Básica Ouvidor Pardinho desde 2002, sentiu diferença na agilidade dos procedimentos. “Venho todos os anos fazer exames de rotina e antes tinha que vir na unidade para marcar consulta com o médico e voltar no mês seguinte. Hoje cheguei, esperei 20 minutos e já fui atendido, tive meus exames solicitados e estou saindo daqui totalmente satisfeito. Sei que se tiver algum exame alterado, a enfermeira irá marcar uma consulta com o médico”, contou.

Para a enfermeira Monica Marcondes, que trabalha na rede municipal de saúde desde 2004, a mudança valorizou o papel do profissional de enfermagem. “Quando a gente escolhe fazer enfermagem é para cuidar das pessoas, não só das que estão doentes mas preventivamente também. Hoje conheço os meus pacientes e quando ele chega aqui não faço apenas uma triagem, eu atendo esse paciente, medindo a pressão, coletando um exame preventivo, solicitando e analisando exames e claro, quando necessário, marcando consulta com o médico para o mesmo dia quando necessário”.

“Estou há 20 anos na rede municipal e até 2012 estava trabalhando como coordenadora de unidade de saúde. Ano passado voltei o meu trabalho para o atendimento à população e estou realizada porque consigo fazer o meu papel”, afirmou a enfermeira Vera Nakashima, da unidade Santa Quitéria.

Outras medidas importantes nesse sentido foram a reorganização dos espaços em diversas unidades básicas de saúde para que cada enfermeiro tenha o seu próprio consultório para o atendimento e, mais recentemente, a publicação de uma normativa da Secretaria de Saúde que regulamenta uma série de atividades desse profissional.


Tarifa técnica do metrô de Curitiba será de R$ 2,45

$
0
0

Foi lançada na tarde desta quinta-feira (09) a minuta do edital para a construção do metrô em Curitiba. Durante o evento, o prefeito Gustavo Fruet revelou que o valor da tarifa técnica, isto é, o custo para colocar o serviço em operação, é R$ 2,45, quase trinta centavos mais barato que a primeira estimativa feita pela prefeitura. O número é animador, já que no caso do transporte coletivo atual de Curitiba, o custo por passageiro é de R$ 2,99 e o valor cobrado pela passagem é R$ 2,70, graças aos subsídios do governo estadual e da administração municipal.

A redução na tarifa técnica estaria atrelada às verbas provenientes de receitas acessórias com a locação de espaços públicos para fins comerciais no metrô e também à desoneração de algumas modalidades de impostos. “Esse é um passo grandioso para Curitiba e queremos contar com a contribuição de todos. Cada etapa será cumprida com muita transparência e serenidade, para que possamos decidir aquilo que é melhor para a nossa cidade”, disse Fruet.

Com custo previsto em R$ 4,6 bilhões, o metrô terá a sua construção em duas etapas, a primeira deve sair do Terminal do CIC com final no Terminal do Cabral, com 17,3 km e a segunda, adicionando um trecho até do Terminal do Santa Cândida, totalizando 22 km. No entanto, a construção depende também de questões ambientais, que ficam a cargo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Infraestrutura

Tendo em vista que o metrô é uma obra definitiva e que altera a dinâmica da cidade, o Ippuc formula estratégias para diminuir o impacto tanto no meio ambiente quanto no cotidiano dos usuários do serviço, levando em consideração fatores como sustentabilidade, iluminação, qualidade do ar, saúde e segurança. “Os primeiros aspectos que precisamos enfatizar são saúde e conforto ambiental. Afinal, serão milhares de pessoas que passarão pelas estações do metrô diariamente”, destaca o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

De acordo com o planejamento, em horários de pico, cada trem deve transportar no máximo seis pessoas por metro quatro. Parar conseguir atender à demanda de passageiros nesses horários, o intervalo entre cada composição não deve ser maior que dois minutos.

Outra estratégia da prefeitura e do Ippuc é transformar o metrô em ponto de encontro com manifestações culturais. “A linguagem visual deverá ser contemporânea e refletir a nossa identidade. E cada estação pode ter características próprias, de acordo com a região. Em resumo, o nosso metrô deve ter a cara de Curitiba”, finaliza Póvoa Pires.

Ônibus joga carro importado em poste na Cidade Industrial

$
0
0
Allan Costa Pinto

Esposa do condutor do carro foi levada ao Hospital do Trabalhador.

Um ônibus da linha Campo Alegre colidiu com uma BMW por volta das 16h30 desta quinta-feira (09) na Rua Schirlei Solange Mantovani, na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial. Segundo o motorista do coletivo, ele não teria visto o automóvel e acabou colidindo a uma velocidade de 50 km/h.

Com a força da batida, a BMW foi empurrada em poste de iluminação pública, deixando a lateral esquerda parcialmente destruída. Apesar do impacto, o condutor do carro não se feriu e a sua esposa, que estava no banco do passageiro, foi enviada sem gravidade para o Hospital do Trabalhador. Dentro do ônibus nenhum dos 50 passageiros sofreu ferimentos.

Ônibus joga carro importado em poste

$
0
0
Allan Costa Pinto

Esposa do condutor do carro foi levada ao Hospital do Trabalhador.

Uma BMW 118i foi prensada contra um poste por um ônibus na tarde desta quinta-feira (09), na Vila Nossa Senhora da Luz. Apesar do dano material, a proprietária do veículo foi levada ao hospital com ferimentos leves. Mais ninguém ficou ferido. A falta de sinalização é apontada como causa do acidente pelos motoristas.

A colisão com o ônibus da linha Campo Alegre foi por volta das 16h30, na Rua Schirlei Solange Mantovani. De acordo com o aspirante André Fonseca, do Corpo de Bombeiros, a BMW vinha de uma rua perpendicular para entrar na via em que o ônibus estava, quando foi atingida e prensada no poste. Uma mulher, de 53 anos, que estava no banco de passageiro, foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador, mas não corria risco.

O motorista do ônibus disse que trafegava a no máximo 50 km/h e que a BMW “invadiu sua pista”. Ele reclamou da falta de sinalização na via. O homem que dirigia a BMW, que afirmou ser motorista da vítima, disse que chegou a parar o carro, mas foi atingido pelo ônibus. Nenhum passageiro do transporte coletivo ficou ferido.

Copa muda calendário e pais correm para comprar material

$
0
0
Ciciro Back

Papelarias estão movimentadas e aumento nos preços assusta os consumidores.

Este ano a compra de material escolar começou um pouco mais cedo, em função da antecipação do calendário escolar para compensar os dias de recesso durante os jogos da Copa do Mundo. Tanto para a rede particular, quanto para a rede pública, as atividades estão previstas para iniciar a partir do dia 10 de fevereiro.

O aumento significativo dos preços tem sido o fator que mais chamou a atenção dos pais. “Reparei que todos os itens da lista subiram muito. Tudo está mais caro”, afirma Juliane da Silva. Mãe de uma menina de 7 anos, Juliana diz que a lista não mudou muito, mas o gasto surpreendeu. “Este ano estou andando mais e comprando aos poucos”, conta Silva.

Para Roseli Vasconcelos, a correria já passou. Ela comprou quase todos os itens no final do ano passado e agora apenas pesquisa os materiais que faltam. “Adiantei as compras por que todo mundo deixa pra ultima hora e as papelarias ficam muito cheias”, explica Roseli.

De acordo com Roseli, a maior dificuldade foi escolher aonde comprar. “Pra pagar mais barato tem que percorrer todas as papelarias. Como eu já pesquisei bem, agora só estou comprando o que faltava em lugares que já havia visto um preço mais acessível”, diz Roseli.

Já para Lucimar Leal Ribeiro, a compra de volta às aulas foi um pouco mais leve. Com um filho de 11 anos, ela lembra como gastava muito nessa época. “Até a 5.ª série as escolas exigem muita coisa. Até papel higiênico tinha que comprar”, conta Lucimar.

Agora, que o filho passou para o sexto ano do ensino fundamental, sobrou mais para Lucimar investir na compra de material escolar. “Antes a gente comprava muita coisa que ficava para as escolas. Sem essa exigência, que pesa muito, posso dar um caderno do jeito que ele quer para não ouvir reclamação”, brinca Lucimar.

Ciciro Back

Roseli: “Tem que pesquisar”.

Cuidado com listas abusivas

Algumas escolas elaboram listas abusivas, que exigem a entrega de materiais que não são de responsabilidade dos pais. Como Lucimar relata, muitas escolas pedem papel higiênico, pasta de dente, toalhas e outros materiais de uso coletivo. Porém, de acordo com o Procon-PR a pratica é expressamente contra lei e os pais podem se recusar a comprar esse tipo de material.

“A legislação é clara quanto à responsabilidade desses itens de uso coletivo. Os pais apenas possuem responsabilidade de arcar apenas com o material escolar de uso pessoal de seus filhos”, explica a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano. De acordo com a coordenadora, materiais de uso coletivo são de responsabilidade exclusiva das escolas.

Volatilidade


Até a próxima segunda-feira (13), o Procon-PR divulgará uma lista de lojas e papelarias de Curitiba e Região Metropolitana elaborada em cima de uma pesquisa feita sobre a volatilidade dos preços de materiais escolares. De acordo com o órgão, um mesmo produto pode chegar a custar mais que o dobro de uma loja para outra.

Para a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, os pais devem pesquisar para não pagar caro. “Notamos que nesse ano a flexibilidade dos preços dos itens escolares está muito grande. Existe uma variação de R$ 2 a R$ 3 por item que no final deixa a conta salgada”, explica.

 

Ciciro Back

Juliane: “Tudo está mais caro”.

Outra dica que a coordenadora deixa é a compra coletiva. “Para reduzir o preço, os pais podem se organizar e fazer as compras em grupos. Isso baixa significativamente o valor final dos produtos”, aconselha Claudia.

Outra prática simples que também contribui para poupar o bolso é o reaproveitamento. “Um material que não utilizamos e teríamos que comprar novamente também ajuda a aliviar um pouco a conta”, diz a coordenadora.

Calendário

Neste ano o calendário escolar inicia as atividades com os alunos a partir do dia 10 de fevereiro.

Por conta dos jogos da Copa do Mundo, durante os dias 16, 17, 18, 20, 23 e 26 do mês de junho, as atividades serão paralisadas para recesso, tanto para rede particular, quanto para rede pública de ensino. Já o recesso do meio de ano ficará entre os dias 30 de junho e 14 de julho.

Prostituição se intensifica no Passeio Público

Viewing all 12719 articles
Browse latest View live